A todos o que invocam o seu nome em vão...
A sério seus desgraçados o homem já anda à voltas no túmulo há demasiado tempo, deixem-no em paz...é que na realidade ele não era loiro nem sequer dizia asneiras...
O senhor de la Palice era um guerreiro francês de nome Jacques de Chabannes (1470-1525). Apesar da sua fama tão negativa, que tem perdurado ao longo dos séculos, a expressão "verdade à La Palice" deve-se a um erro de interpretação. Na sua época, este chefe militar celebrizou-se pela vitória em várias campanhas. Até que, na batalha de Pavia, foi morto em pleno combate. E os soldados (ou melhor os sacanas dos soldados) que ele comandava, impressionados pela sua valentia, compuseram em sua honra (o que é sempre simpático) uma canção com versos ingénuos (supostamente) que diziam o seguinte: "O Senhor de La Palice / Morreu em frente a Pavia; / Momentos antes da sua morte, / Podem crer, inda vivia."
Pois é, foram estas palavras sábias que dedicaram ao mestre que fizeram com que ainda hoje, passado séculos, ande tudo a gozar com o desgraçado. O autor queria dizer que Jacques de Chabannes pelejara até ao fim, isto é, "momentos antes da sua morte", ainda lutava. Mas saiu-lhe um truísmo, ou seja, uma evidência tão óbvia que acabou por destruir a fama do corajoso Jacques de Chabannes para todo o sempre. É lixado!
3 comentários:
estou sp a aprender contigo amiga : ) liga-me logo à noite, vale? besos.ou talvez sexta dps do exame, lol.
tas disponível no f de sem 6 e 7 de nov? vou a madrid ter c a sinha : ) podias aproveitar e fazer o tal encontro "sevilha-madrid" num só : )
Miga ainda tenho frequência nesse sábado e depois tenho que ir a casa...ouvi dizer que há lá uns senhores e um puto lindo que quase já não se lembram da minha cara.
Enviar um comentário