sábado, outubro 16, 2004

A economia da vida II

A economia parte do princípio que as pessoas agem de forma racional (ou seja, de acordo com as suas preferências). E ao fazerem aquilo que acham que é melhor para si acabam por estar a contribuir para o bem geral e para o equilíbrio do sistema. (é a tal história da manápula invisível que nos empurra para o que é melhor para nós e, consequentemente, para todos).
A minha dúvida é: Como é que se resolve o problema económico quando o dito ou a dita em questão não sabe o que é racional, ou seja, não sabe o que é melhor para si? Será que aparece outra mãozita invisível que nos aconselha? ou que nos bate? :P

2 comentários:

Rita disse...

deixa lá essas dúvidas amiga... : )

escrevinhadora disse...

Não me digas que ainda tens um traumazinho com a economia? Eu adoro as mesagens...era só brincadeirinha. Sempre é melhor do que teres um poema do Cesário Verde! Olha tenho saudades das nossas noites de estudo, ainda não arranjei ninguém como tu para estudar...mas de vez em quando bate a nostalgia quando penso nas coisas que vivemos naquele belo complexo chamado UCP! Ainda não te contei...sabes quem é que continua lá a estudar e com que eu me cruzo sempre? O chinesinho e o Afonso. lolo. Cá para mim ainda acabo o curso primeiro que eles:P